0

Saiba a importância de uma alimentação saudável

Comer bem não significa cortar doces e carboidratos do seu cardápio. Há lugar para todos os alimentos, contato que estejam dentro da porção indicada pelo seu nutricionista. Porém, nem sempre é fácil comer de forma equilibrada. Para ajudar nessa tarefa, saiba a importância de uma alimentação saudável.

Ao entender como os alimentos podem ajudar o organismo, fica mais fácil fazer escolhas conscientes. Confira os benefícios de ingerir pratos balanceados.

Qual a importância de uma alimentação saudável?

Os alimentos sempre foram usados para curar e prevenir doenças. Por isso, uma alimentação diversificada é fonte de saúde e vitalidade. Além dos benefícios para o corpo, um cardápio balanceado ainda ajuda a regular o humor, acabar com a indisposição e melhorar a capacidade de foco. Veja os benefícios de uma boa dieta:

1. A alimentação saudável combate a indisposição

Quem se alimenta mal não consegue ter energia em sua rotina. Comer bem traz mais ânimo e concentração para a mente. Alimentos ricos em carboidratos, como ameixa, mamão e torradas integrais, entregam uma carga de energia rápida para o corpo, porém com pouca duração. Logo, eles são mais indicados antes dos exercícios físicos.

2. Uma boa alimentação regula o peso

Ingerir alimentos de forma equilibrada ajuda na manutenção do peso. Porém, fazer uma reeducação alimentar não é o mesmo que cortar todas as comidas saborosas do seu prato. Pelo contrário, há espaço para todos os alimentos, desde que sejam consumidos na quantidade indicada para sua dieta diária.

3. A alimentação adequada melhora o humor

Alimentos ricos em triptofano ajudam a regular o humor. Alguns exemplos são o chocolate e a banana. Esse aminoácido importante pode ser obtido com o consumo de suplementos naturais também. O triptofano atua estimulando a produção de serotonina, que é o hormônio do prazer.

4. Comer bem combate o estresse

Uma boa forma para combater o estresse é colocar mais espinafre em seu prato. Essa verdura é indicada porque possui ácido fólico e vitamina B. Por isso, ajuda a acabar com o nervosismo e irritação. Sendo assim, uma simples mudança no cardápio já mostra a importância de uma alimentação saudável para o bem-estar.

5. Uma alimentação saudável fortalece os ossos

Os ossos são beneficiados com o consumo de alimentos ricos em cálcio e ferro. É possível conseguir esses minerais em alimentos como: sardinha, vegetais verde-escuros, salmão e oleaginosas. O leite, sem excesso, também pode ser consumido.

6. Comidas saudáveis previnem doenças

Diversos alimentos atuam fortalecendo órgãos e sistemas do organismo. A cebola e a cenoura atuam retardando o envelhecimento precoce, por serem fonte de antioxidantes. Já espinafre e brócolis agem fortalecendo a capacidade imunológica do corpo.

 

7. Uma boa alimentação regula o organismo

Ao ingerir alimentos orgânicos, preferindo frutas, verduras e legumes, é possível conseguir mais valor nutricional. Isso ajuda a acelerar o metabolismo e a manter o corpo funcionando de forma correta. Logo, comer bem é uma maneira para evitar insônia, indigestão e problemas cardiovasculares, por exemplo.

Agora que você já sabe a importância de uma alimentação saudável, sempre se lembre de balancear o seu cardápio. Distribua proteínas, carboidratos e lácteos de forma equilibrada. Assim, você poderá viver muito melhor e com mais saúde.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com os amigos nas redes sociais para que eles saibam a importância de comer da maneira adequada.

Revista Saúde e Família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *