0

Quais são os exames de rotina femininos para cada idade?

Não importa a idade, é preciso estar em dia com os exames de rotina femininos. Essas avaliações permitem o diagnóstico precoce de diversas doenças, como o câncer de colo de útero e o de mama. Quando mais cedo essas enfermidades forem identificadas, mais efetivo é o tratamento.

Cuidar de si mesma nunca é um exagero. Por isso, visite seu ginecologista com a frequência de 6 meses a 1 ano ou de acordo com o recomendado em sua última consulta.

Agora conheça quais são os testes que toda mulher deve fazer para garantir mais  bem-estar no decorrer de sua vida.

Descubra os exames de rotina femininos para cada idade


Desde a menarca até a menopausa, a mulher deve preservar sua saúde íntima. Segundo a ginecologista e obstetra Ana Lucia Beltrame, há uma rotina ideal de check-ups regulares para serem feitos em cada faixa etária, confira:

Mulheres até os 20 anos


Nessa fase existem poucas incidências de problemas ginecológicos, porém ainda assim é fundamental a visita ao médico. Para as jovens é importante ter mais informações sobre a menstruação e a saúde sexual.

Dicas como saber o melhor sabonete íntimo e os tipos de preservativos e contraceptivos existentes ajudam a sanar as dúvidas comuns dessa idade. Além disso, os exames de rotina femininos indicados são:

  • Exames de sangue (para medir colesterol, vitaminas e triglicérides);
  • Ultrassom pélvico (se for necessário);
  • Exame de papanicolau (para as mulheres que já iniciaram a vida sexual);
  • Ultrassom transvaginal.

Mulheres de 21 aos 34 anos


Nesse período, a mulher mantém os exames de rotina que já vem fazendo (exame de sangue, papanicolau e transvaginal), porém o médico inclui mais alguns. A partir dos 21 anos, é importante realizar testes para detectar doenças sexualmente transmissíveis.

Outra avaliação indicada para as mulheres nessa faixa etária é o ultrassom mamário. Caso a mulher queira engravidar, o ginecologista pode recomendar testes de fertilidade também.

Mulheres de 35 anos até a menopausa


Os exames de rotina continuam os mesmos de antes, porém a partir dessa idade a mulher deve fazer a primeira mamografia. Após os 40, esse exame deve ser repetido a cada 2 anos.

Mulheres na menopausa


Depois de ingressar no climatério (transição da fase reprodutiva para a menopausa), é indicado que a mulher realize mais consultas com seu ginecologista. Assim, o médico indicará formas para amenizar sintomas desse período como secura vaginal e ondas de calor.

A partir de então, os seguintes exames devem ser feitos anualmente:

  • Mamografia;
  • Ultrassom transvaginal e/ou pélvico;
  • Papanicolau;
  • Testes da taxa hormonal.

Se os exames das taxas hormonais indicarem alguma alteração, pode ser necessário fazer a reposição desses índices.

Ao saber quais são os exames de rotina femininos para cada idade, é muito mais fácil preservar a saúde da mulher. Não tenha receio de visitar o seu ginecologista, esses testes são importantes para que você possa avançar nos anos com qualidade de vida e sem problemas mais graves.

Depois da maturidade, é comum ter quadros de insônia e problemas de humor. Você não precisa sofrer com isso. Experimente um suplemento natural e tenha uma vida mais ativa e tranquila.

Revista Saúde e Família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *