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Como prevenir doenças com a alimentação saudável

Ter uma dieta balanceada significa escolher opções a partir do valor nutricional. Não é preciso ter uma dieta restrita para ter saúde, mas ser equilibrada. Descubra como prevenir doenças com a alimentação saudável.

Combinar as verduras, fruta e carnes é uma maneira para manter o sistema imunológico regulado. Nada é proibido, a menos que você tenha restrições alimentares específicas. Além disso, evite sempre o excesso. Alimentos muito calóricos à noite podem causar problemas de insônia e má digestão.

Fora esses casos, diversifique seu cardápio e aproveite o poder dos alimentos para melhorar a saúde.

Como prevenir doenças com a alimentação saudável

O que você consome interfere diretamente em seu bem-estar. Por isso, alguns alimentos são ótimos para prevenir doenças e ajudar para que o corpo fique mais saudável.

Uma dieta incompleta e pobre não oferece os nutrientes que o organismo precisa, deixando o corpo mais predisposto a problemas de saúde. Então, veja quais doenças você pode evitar ao ingerir pratos mais diversificados.

Anemia

Para prevenir a anemia, tenha uma alimentação rica em ferro. A deficiência dessa substância aumenta os riscos de infecções. Além disso a pessoa começa a sentir indisposição e falta de concentração. Então, consuma mais:

  • Carne vermelha;
  • Leguminosas, como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha;
  • Vegetais verde-escuros, como espinafre, couve e brócolis;
  • Cereais integrais, como quinoa e aveia;
  • Algas, como wakame e kombu;
  • Castanha de caju;
  • Tofu (queijo de soja);
  • Melaço da cana;
  • Sementes de gergelim e abóbora;
  • Coentro;
  • Uva passa;
  • damasco secos;
  • Açúcar mascavo.

Doenças Cardiovasculares

Para prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, o ideal é fugir de alimentos muito calóricos sem valor nutritivo. Alimentos ricos em gordura saturada e frituras devem ser evitados em seu cardápio. Além disso, siga essa receita:

  • 8 a 10 porções de frutas, legumes e verduras diariamente;
  • Ingerir, no máximo, 3 colheres rasas (café) de sal ao dia.

Osteoporose

A osteoporose está diretamente ligada a uma alimentação com muitas gorduras, açúcar refinado e pobre em cálcio. Sendo assim, para prevenir essa doença basta incluir os alimentos abaixo em sua rotina:

  • Brócolis;
  • Tofu;
  • Espinafre;
  • Feijão-branco;
  • Sardinha;
  • Soja;
  • Semente de gergelim;
  • Folhas escuras;
  • Grão de bico;
  • Linhaça.

 

Colesterol elevado

Uma alimentação baseada em frituras, embutidos, carnes vermelhas e gorduras é a principal vilã do colesterol. Esses alimentos podem ser consumidos, contanto que haja moderação. Logo, para evitar o colesterol elevado, prefira pratos pouco gordurosos, como:

  • Feijão, lentilhas grãos, e soja 2 vezes por semana;
  • Queijo branco;
  • Amêndoa, nozes e avelã, em torno de 5 unidades por dia;
  • Leite desnatado;
  • Frutas, de 2 a 3 por dia;
  • Iogurte light;
  • Peixes, ao menos 2 vezes por semana.

 

Agora que você sabe como prevenir doenças com a alimentação saudável, não deixe de acrescentar esses itens ao seu cardápio. Ainda que na correria da rotina seja difícil controlar o que se come, tente trazer aos poucos as comidas mais saudáveis para o seu prato. Você verá a diferença.

Além de uma alimentação pobre, a agitação diária gera outros problemas como estresse, ansiedade e depressão. Para fugir desses males, experimente os suplementos naturais. Eles não são prejudiciais para a saúde e ainda trazem mais bem-estar e disposição. Faça o teste.

Revista Saúde e Família

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